responsabilidade social empresarial e corporativa

Primeiramente vamos esclarecer o que é essa tal de responsabilidade social. Ela não é obrigatória porém, ajuda a criar uma imagem sólida e bom relacionamento com a sociedade.

Responsabilidade social é quando empresas e marcas promovem voluntariamente uma sociedade mais justa e um ambiente mais limpo, desenvolvendo ou apoiando programas sociais. Podemos dividir em dois tipos de responsabilidade social, a corporativa e a empresarial.

Responsabilidade Social Corporativa

É o conjunto de ações que beneficiam a sociedade, levando em conta a economia, educação, meio ambiente, saúde, transporte, moradia, atividades locais e do governo. É comum as organizações criarem programas sociais, que geram benefícios mútuos tanto para empresa quanto para a comunidade, visando melhorar a imagem social da empresa e a qualidade de vida de funcionários e da população.

Responsabilidade Social Empresarial

Essa já é uma gestão ética, e mais usada por empresas que fazem uso e podem vir a prejudicar o meio ambiente, por isso procuram programas sociais que ajudam a minimizar a poluição e diluem os impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Hoje em dia esse tipo de responsabilidade social mais ecológica e preocupada com o meio ambiente é uma das mais utilizadas pelas empresas.

Grandes marcas e empresas devem se preocupar com essa questão, não somente para melhorar e aliar sua imagem com coisas boas e responsáveis mas, para mostrar um outro lado menos comercial e preocupada com as vendas, mais humanizada e preocupada com a sociedade.

Por isso invista em projetos sociais, programas e apoie causas ligadas a melhoria da qualidade de vida e manutenção do meio ambiente.