entrevista-de-emprego-2

Claro que que todo mundo fica nervoso uma entrevista de emprego, ainda mais se for a primeira. Nessas horas é de fato mais complicado saber o que não fazer e o que fazer para que a entrevista siga e você tenha chances reais de conquistar o emprego.

Por isso algumas dicas de o que não fazer numa entrevista de emprego podem ajudar. Confiram:

1-     Não se atrase

Parece pouco, mas pode ser determinante na hora de conquistar o emprego. Pessoas pontuais costumam ser mais organizadas e o atraso demonstra que você deu pouca ou nenhuma importância para entrevista.

2-     Não use gírias ou palavrões

Na hora de fazer uma entrevista de emprego lembre-se que o seu vocabulário também será analisado. Portanto deixe de lado os meu, mano, véio, parceiro, da hora, dentre outros, isso inclui os palavrões ditos em momentos de entusiasmo como o foi foda, legal pra caralho e afins.

3-     Não minta sobre suas habilidades

É mais comum do que imaginamos, mentir sobre as habilidades numa entrevista de emprego não é a coisa mais inteligente para ser feita. Até porque você será testado e mentir não irá lhe dar o emprego. Portanto seja sincero diga o que sabe, o que não sabe e o que tem vontade de aprender.

4-     Mantenha o diálogo

Na hora da entrevista de emprego o mais comum é apenas responder as perguntas. Mas o ideal é tentar manter um diálogo onde o entrevistado e o entrevistador façam perguntas, isso demonstra interesse e controle emocional. Mas sem falar em excesso.

5-     Não saber nada da empresa

Sempre que você for numa entrevista de emprego vá preparado. Busque na internet coisas sobre a empresa, procure saber quem são os seus clientes, como ela trabalha, enfim reúna o máximo de informações possíveis sobre ela.

6-     Seja educado

Na hora de uma pessoa avaliar a outra numa entrevista de emprego ela nota tudo, inclusive como você se comporta, senta, conversa e se socializa com as pessoas em volta. Por isso nunca esqueça a educação em casa, lembre-se de usar por favor, obrigada, com licença e todas as palavrinhas mágicas que nos ensinaram na infâcia.

7-     Vestimenta

Quando você for fazer uma entrevista de emprego lembre-se de ser o mais clean possível. Se o cargo for jurídico ou um trabalho mais sério é necessário se vestir de maneira mais sóbria, como usar um terno, uma boa camisa e sapatos sociais. Agora, se for uma empresa onde não requer tanta formalidade atenção, nada de ir muito despojado. Opte por uma polo, calça jeans e sapatênis, ou até uma camisa. Para as mulheres o cuidado é na hora do decote e o comprimento de saias. Lembrem-se meninas não é uma balada é uma entrevista de emprego. Portanto se vista de forma elegante e sem excessos, tanto na maquiagem quanto nos acessórios.

8-     Não fale mal o ex-chefe ou da empresa

Falar mal do ex-chefe ou da empresa que trabalhava é o caminho mais curto para e dar mal em uma entrevista de emprego. Isso não é ético, e na cabeça do entrevistador ele pensará, se ele fala mal da empresa antiga vai falar mal dessa também. Você pode dizer que não se identificava com a forma de trabalho na empresa, ou com a cultura de lá, mas nunca falar mal, denegrir seu emprego anterior.

Então, lembre-se sempre dessas dicas, elas o ajudarão a fazer uma boa entrevista de emprego.