Que o marketing vive das oportunidades não é novidade pra ninguém, mas o que é marketing de oportunidade?

Nada mais é do que de fato aproveitar a oportunidade de uma data específica, de um movimento, de um lançamento, enfim, qualquer oportunidade que ajude a empresa a aparecer e que cause falatório entre as pessoas, assim você aumenta o buzz de uma empresa ou marca.

Esse tipo de ação é bem comum mas, pouco nomeada no meio da comunicação, muitas nem se dão conta do quão vale a pena não desperdiçar essas oportunidades. É claro que isso pode atingir o público de diversas formas. Um dos mais recentes cases sobre marketing de oportunidade e o caso da Fiat, que usou o dia do sexo para divulgar o Punto, uma dos carros da indústria automobilística. O filme postado no instagran e facebook da marca foi alvo de comentários variados, o vídeo mostra uma carro parado, fazendo movimentos sugestivos e ao lado a data referente ao dia do sexo. Muitos acharam um absurdo, outros apelativo e muitos gostaram da animação.

É claro que a data utilizada no caso já cria uma certa tensão, mesmo com a evolução e a mudança dos séculos ainda existem pessoas que consideram o sexo um TABU. Mas esse case prova que o marketing de oportunidade é uma forma sim de aumentar o buzz da empresa, foram inúmeros comentários e publicidade gratuita em vários portais que divulgaram a ação como notícia.

Obviamente o cuidado com o conteúdo está implícito, mas convenhamos, não é nada demais aproveitar as datas e usar cenas e situações cotidianas. Publicitariamente falando a Fiat, aproveitou muito bem isso. Se você não viu o vídeo assista no: https://www.facebook.com/fiatbr/posts/547196272002014

Agora que você já sabe a importância do marketing de oportunidade procure profissionais que saibam fazer ações e aproveitar essas oportunidades para aumentar o buzz da sua empresa.