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Que as redes sociais são o futuro da propaganda e do marketing todo mundo já notou, e na ânsia de não ficar para trás muitas marcas e empresas andam investindo nessa forma de comunicação. Mas será que estão usando essa ferramenta de forma correta? Será que os resultados são os melhores que ela pode oferecer? E o conteúdo, está adequado?

Pois é, muito se engana quem acha que administrar uma fanpage (página comercial dentro do facebook) é a mesma coisa que administrar seu próprio perfil.

Quando você cria uma página para sua empresa nas redes sociais existem preocupações e cuidados que você deve tomar, afinal a empresa não é você, ela deve seguir um determinado público, uma determinada linguagem, gerar um conteúdo interessante e direcionado. A fim de evitar essas gafes no universo online, veja essa lista de erros comuns de gerenciamento nas redes sociais cometidos por marcas e empresas:

1 –     Não definir objetivos

Quando se cria uma página nas redes sociais a empresa ou a marca deve estar ciente que a partir desse momento a utilização dessa ferramenta deve ser de uso cotidiano e deve ter metas e objetivos. Como um número de seguidores ou curtidas. Pense no relacionamento com o cliente e no aumento das vendas, o ideal é saber o que você quer atingir.

2 –     Perder a cara da empresa ou da marca

A empresa ou a marca deve seguir e manter sua cara e seus conceitos nas redes sociais, você precisa manter a identidade para que o consumidor reconheça e relacione suas publicações com sua marca/empresa. Por isso postar e curtir assuntos que fazem parte do universo da marca/empresa é fundamental para começar a relacionar o perfil online com o off-line da empresa. Cuidado com os assuntos para que não haja conflito na prática da empresa off-line com a online, isso pode gerar um colapso nas redes sociais e desvalorizar a marca/empresa diante o consumidor.

3 –     Cuidado com o conteúdo

Atualizar a página da empresa é totalmente diferente de atualizar seu perfil, não que seja diferente o passo a passo que você faz na hora de atualizar, mas sim o conteúdo que você posta ou curte. É importante entender o público alvo, do que ele gosta, para atingir ele de forma certeira. E isso exige dedicação, tempo e atenção. É preciso usar a criatividade para chamar a atenção das pessoas nas redes sociais, já que é um universo muito vasto e elas recebem atualizações de inúmeros perfis.

4-     Problemas de interação

Quando uma empresa cria uma página, ela cria um contato mais próximo com seu consumidor e ele cobra isso, os usuários querem um diálogo, por isso deixar de interagir ou interagir de maneira errônea pode manchar o nome da empresa no universo online o que reflete nas atividades off-line. Por isso todo cuidado é pouco na hora de responder aos questionamentos do público é preciso ser proativo na hora de gerenciar.

5-     Censura e hipervalorizarão de comentários e usuários

Sempre faça uma comunicação transparente, essa é a melhor maneira de ter um relacionamento adequado com seu público nas redes sociais. Evite apagar comentários ruins, se preocupe em dar motivos para ganhar bons comentários e deixar com que os ruins sumam com o passar do tempo. Pois ao apagar um comentário negativo você pode criar uma guerra com quem escreveu e com seus consumidores que irão julgar essa atitude. Não dê valor excessivo a nenhum usuário ou comentário, isso dá um ar de arrogância e afasta os outros consumidores, pois na hora de você criar uma promoção ninguém vai querer participar por notar que você valorizou determinados perfis ou tipos de comentários.

6-     Atenção aos momentos que a empresa e que o país estão passando

Isso é importante porque em cada momento existe um consumidor em potencial esperando ser atingido e você só precisa descobrir como atingir. Por isso analisar as condições atuais do país no segmento e na política pode criar novos nichos comerciais. Ou evitar que você bole uma promoção descabida e tenha que lhe dar com os contras e críticas, o que acaba totalmente com a chance de se tornar um case de sucesso.

7-     Concursos culturais e suas brechas

Como está em alta usar concursos culturais para premiar os consumidores é preciso dobrar a atenção, todo cuidado é pouco, brechas nesses concursos podem lhe criar problemas judiciais. Pois não se pode burlar nenhuma regra e o resultado do concurso deve ser claro.

8-     Equipes despreparadas

Na hora de fazer uma gestão de mídias sociais é preciso ter uma equipe preparada para lidar com as ferramentas disponíveis, só assim é possível ter o melhor resultado. Por isso procure profissionais especializados, administrar a página comercial como seu perfil é um erro que pode custar a imagem da sua empresa.

Fonte: Mundo do Marketing