productivity

Produtividade não tem nada a ver com quantidade de horas que você trabalha, não significa que se você trabalhar 12 horas por dia que você será mais produtivo. São coisas distintas.

Ser produtivo é conseguir fazer as coisas de forma melhor e mais rápido, conseguir resolver problemas de forma dinâmica e não ficar se arrastando até o final do expediente no trabalho e chegar no dia seguinte e ter o dobro das coisas que tinha para fazer.

Querendo ou não quem acaba sendo mais produtivo é mais valorizado e por isso procurar dicas para aumentar sua produtividade é sim um bom começo para alavancar seu ânimo e sua carreira. Veja algumas dicas para ser mais produtivo:

1-Comece bem o dia

Isso mesmo, a produtividade está relacionada a coisas simples que você nem imagina. Como a forma que você inicia seu dia, então procure fazer com que ele comece de maneira agradável, trilhe uma espécie de ritual. Levante com antecedência para não ficar ansioso e atrasado, isso gera agitação e stress que atrapalham sua produtividade. Adiantar o relógio do despertador e escolher um toque suave ao invés de uma buzina ajudam você a despertar calmamente. Quando chegar ao trabalho antes de tudo, de bom dia para as pessoas, interaja e depois vá para sua mesa fazer o que  precisa fazer.

2- Tenha uma meta

A produtividade precisa de estímulo e nada melhor do que ter uma meta para atingir. Por isso tenha objetivo e foque nele. Trabalhe motivado para alcançá-lo, isso ajuda a aumentar sua produtividade.

3- Se organize

Para ser produtivo é preciso de foco e foco sem organização não existe. Por isso priorize suas tarefas. Assim que chegar faça uma lista de coisas que você precisa fazer. E conforme for terminando vá fazendo colocando um ok na frente. Quando o tempo for passando você verá que sua lista está quase completa e isso traz a sensação de dever cumprido. O que faz com que você queira aumentar essa lista, te deixando mais produtivo.

4- Beba café, faça pausas

Outra coisa bacana que ajuda aumentar a produtividade é a cafeína, claro que sem exageros. Duas xícaras de café já ajudam a dar aquela despertada no cérebro e te estimulam mais. Fazer pausas entre as atividades também o ajudam a relaxar e com isso você cria uma facilidade de resolver as coisas de maneira mais rápida. Pois muitas vezes o cérebro quando está distraído nos traz a solução para os problemas.

5- Nada de adiar

Ficar adiando para fazer coisas que você precisa só interfere na sua produtividade. Para ser mais produtivo você precisa estar livre e não tem como ficar livre se está amarrado à algum trabalho que você precisa entregar. Isso só o deixa tenso e nervoso. Por isso nada melhor do que fazer de uma vez o trabalho, mesmo que ele seja o mais chato.

6- Não se sobrecarregue

Para ser produtivo é preciso saber delegar. Achar que só você sabe fazer aquilo da melhor forma possível só te prende a uma responsabilidade que não precisa ser sua. É impossível fazer tudo sozinho. Portanto, delegue!

7- Viva melhor

Qualidade de vida ajuda sim na produtividade. Se alimente nas horas certas, faça exercícios, viaje, conheça gente nova, ouça música, assista a um filme, leia um livro, dedique um tempo as pessoas que você ama. Dedique um tempo para você. Afinal se você não se cuidar não poderá cuidar de mais nada.