lider-1

Aqui vai uma boa para quem está procurando um cargo de liderança, lembre-se nem todo líder é empreendedor e nem todo empreendedor é líder.

Isso mesmo, o que existe de mais comum no mundo do empreendedorismo é a falta de líderes capazes de motivar e engajar a equipe, gerando bons resultados e deixando funcionários e clientes satisfeitos. É bem comum isso acontecer, muitas vezes a pessoa tem uma boa ideia, tem instinto empreendedor mas não sabe como gerenciar isso, outros são ótimos gerenciadores mas não veriam uma oportunidade no mercado nem se ela estivesse no seu nariz. Isso é uma questão de perfil de cada um, mas é possível ser um líder e um empreendedor.

Conheça os tipos de líderes empreendedores:

Controlador:

É aquele que regula tudo a sua volta, fica em cima dos horários, o tempo que dura o cafezinho, mas perde tempo controlando o comportamento da equipe e não presta atenção na equipe como um todo. Esquecendo do resultado, se apegando em detalhes do dia a dia. Esse tipo de líder pode até funcionar numa equipe imatura, de recém formados que precisa daquele comando general, mas cria rapidamente um ciclo de rotatividade grande, pois assim que as pessoas amadurecem elas saem de empresas com esse tipo de líder.

Carismático:

É aquele que bate papo, curte motivar todo mundo e procura ter um bom relacionamento com a equipe. Esse tipo de líder funciona bem empresas que possuem funcionário desmotivados, mas só dá certo se existirem regras rígidas sobre como a hierarquia funciona. Se não vira bagunça. No entanto ele inspira os outros funcionários que acabam vendo nele um exemplo a ser seguido.

Sistemático:

É aquele que as coisas devem ser feitas à sua maneira, se não está errado. Essa vaidade acaba atrapalhando o rendimento da equipe que não sente que o líder confia neles. Ficar conferindo, mandando em todos e em tudo, dizendo o que tem que ser feito, como deve ser feito as atividades. Esse tipo de líder funciona bem em empresas grandes e com altos padrões de qualidade, mas desde que a empresa não trabalhe com criatividade, tem de ser algo bem exato, tipo matemática.

Meritocrático:

É aquele que vive de metas, tabelas e planilhas, mestre em desenvolver formas organizacionais para avaliar o desempenho de cada um. Baseando o resultado em números de acordo com as metas e planos a serem cumpridos. Tendo em mente que quem cumpre as metas tem mais direito, ganha mais liberdade, já para aquele que não cumpre, ele fica em cima. Esse tipo de líder é interessante em empresas que necessitam de motivação para quem faz tudo corretamente mas, necessita de cobrança para movimentar o que estão meio parados.

Fonte: exame.abril.com.br