Se você é dono do seu próprio negócio, um empreendedor, certamente já desprendeu muito do seu tempo estudando seu negócio, conhece muito bem suas prioridades e seu público. Certo?

Muitos dirão com certeza, outros talvez e alguns não saberão responder a essa pergunta. O fato é que os proprietários de pequenas empresas, como revelou uma matéria do portal Exame.com, sabem da importância de levar sua marca, seu serviço até seus consumidores para que possam ter sucesso e crescer para se tornar um grande negócio. O problema é que muitos desses pequenos empresários acham que marketing é uma ação específica, a parte do resto da empresa e que pode esperar para ser feita, além de acreditar que ele mesmo pode ser seu departamento de marketing.

Essa ideia de marketing está errada e pode prejudicar muito a imagem da sua empresa.

Atenção pequenos empresários! Ai vão alguns mitos que muitos de vocês acreditam funcionar como estratégia de marketing que a Exame.com listou. Vejam:

1-     Copiar a concorrência

Muitos acham que seguir a concorrência e copiar o que ela faz irá dar resultado, mas se esquecem que mesmo que o segmento ou serviço sejam os mesmos, ambos são totalmente diferentes com seus benéficos e seus problemas. É importante sim estar sempre de olho no concorrente sabendo o que ele faz, mas copiá-lo não é uma estratégia. Até porque o consumidor não dá atenção aquilo que não é novidade.

2-     Planejar é perda de tempo

A maioria dos empresários entram na onda de fazer o que dá na cabeça sem planejamento. Não veem o preço cobrado no mercado, o preço que o cliente está disposto a pagar ou qual meio atinge melhor seu público. Acabando não investindo e sim gastando com ações que não lhe dão retorno.

3-     Tenho experiência prática e isso basta

Muitos acreditam que por estar ligados ao negócio e viver o dia a dia da empresa são experts no assunto e que ninguém melhor que o dono para ser o marketing da empresa. O problema é que essa pessoa só conhece um caminho, o que ele já seguiu, e não se abre para novas possibilidades nem novas ideias, o que pode deixar a empresa ultrapassada. Não se pode achar que o conhecimento prático é superior a tudo que existe. Sem a troca de informações e novas experiências pode causar uma miopia de marketing, que é justamente quando o empresário acredita saber tudo sobre seu negócio e que nada supera ele.

4-     O dono entende o mercado e sabe o que ele procura

Isso complementa o tópico a cima, pois o dono tem a ilusão de achar que o produto e ou serviço são ideais e de que será absorvido pelo mercado. Esse erro é muito comum nos novos empresários que tem pressa de fazer as coisas e não pesquisa nem investe em recursos que podem garantir o sucesso do produto ou serviço.

5-     Achar que marketing e vendas são sinônimos

Errado! Não são mesmo a mesma coisa. Quando falamos de vendas pensamos em metas, objetivos, planos e modelos. Já no marketing pensamos na concorrência, no network, nas promoções. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Afinal, existem diversas ferramentas de prática de gestão de marketing que se diferenciam das ferramentas de vendas.

6-     Divulgar é um gasto

Os empresários de pequenas empresas colocam o marketing como gasto e não como um investimento. Acreditam que podem fazer sozinhos e sem gastar quase nada, mas não calculam o gasto que tem com os erros dessas ações mal planejadas e executadas de forma amadora. Quando falamos em profissionais da área podemos cobrar um retorno e notar que é superior ao investimento.

Agora que você já sabe desses mitos, abra sua mente e procure profissionais que vão contribuir e muito para o crescimento do seu negócio.  E veja que marketing já não é mais um diferencial é uma necessidade para quem busca sucesso nos negócios.