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O atendimento é o começo de tudo. É a primeira impressão que se passa ao consumidor assim que ele entra em contato com a empresa, seja ela de qual setor for.

Se o consumidor não se sente bem atendido as chances dele fechar um negócio, como venda ou contrato são mínimas. Porque o raciocínio é o seguinte, se na hora de adquirir o serviço/produto o atendimento está sendo horrível,  imagina na hora que precisar de algo como suporte. Isso causa uma péssima impressão na qualidade do serviço. Se o cliente já saiu com essa má impressão por conta do atendimento, dificilmente ele voltará e mais do que isso, recuperar esse cliente que saiu com uma má impressão é muito mais difícil do que causar uma boa impressão para um novo cliente.

Sem contar que o boca a boca ainda corre, só que para o terror das empresas e das marcas é na internet, então todo mundo vê e fica sabendo do problema e da reclamação do outro. E isso gera mídia negativa, espantando os futuros clientes por conta dessa má impressão que um conhecido ou amigo teve do atendimento.

Por isso, mais do que investir em bons profissionais e bons materiais é importante cuidar muito bem das pessoas que fazem o atendimento, escolher a dedo, treiná-las. Ninguém nasce sabendo atender bem ou perfeito para isso, é necessário investimento da empresa para o setor de atendimento. Isso se a empresa desejar causar boa impressão e conquistar seus clientes por esse diferencial. Que em muitos casos supera o preço, muitas pessoas preferem pagar mais mas ser bem atendidas do que pagar menos e não ter o atendimento que merecem. E isso vale para tudo, em todos os setores.

Seja qual for o ramo que você trabalhe fique atento ao atendimento ele é a cara da sua empresa, é ele quem recebe, tem o primeiro contato com seu cliente e se esse não fizer um bom trabalho você pode perder clientes por culpa do mal atendimento.

Sendo assim, busque empresas que capacitem seus a funcionários e verá como seus clientes ficarão mais satisfeitos e certamente o número também aumentará. É o reflexo de um bom atendimento.