Huff-Freedom-1

Parece besteira mas o ambiente ajuda muito a estimular a criatividade. Um ambiente de trabalho mais criativo ajuda a dar inspiração e faz com que as pessoas se sintam mais leves e fiquem descontraídas.

Quando trabalhamos em um ambiente pouco criativo isso reflete no nosso trabalho, ficamos menos motivados, nos sentimos menos inspirados e acabamos sendo menos criativos e até esquecemos que temos criatividade. No entanto, fazer pequenas mudanças ajudam a deixar o ambiente de trabalho mais criativo.

1-     Organize

Em meio a bagunça não é possível criar nada. Mas dá para usar a criatividade na hora de se organizar. Ponha tudo no seu lugar, canetas com canetas, bloquinhos com bloquinhos, papéis separados, de preferência em pastas de cores diferentes e etiquetadas. Quando as coisas estão bem separadas as ideias fluem sem esbarrar na desordem do ambiente.

2-     Dê cor para o ambiente de trabalho

Paredes brancas não trazem, nem inspiram nada. Brinque com palavras de motivação plotadas nas paredes, use cores vibrantes em algumas, utilize quadros criativos ou adesive com ilustrações. As imagens criam um ambiente mais propício para a criatividade, ativam o cérebro, movimentam a mente e trazem vida ao ambiente de trabalho.

3-     Decore

Não é porque é um escritório que não precisa ser decorado. Dá para ser criativo usando só objetos, já existem no mercado objetos úteis com design criativo e mais atrativo. Eles já dão um outro ar no escritório, vale brincar com porta-trecos, lixeiras, aparadores de livros, prateleiras, luminárias e até miniaturas.

4-     Tenha livros e revistas diferentes

Sempre tenha no escritório livros ilustrativos, revistas, tirinhas. Com temas que não precisam estar ligados necessariamente com o seu tipo de trabalho. Parece que não, mas essas coisas também fazem parte do ambiente de trabalho e se tem opções mais criativas para olhar, folhear, isso inspira, ajuda a relaxar.

5-     Vestimenta

Claro que para cada ambiente pede um tipo de roupa. Mas ela não precisa ser sem graça. As mulheres podem brincar com o cabelo e os acessórios, os homens podem investir em camisas, gravatas e relógios. Mesmo que você trabalhe num ambiente formal dá para criar um visual sério e profissional sem ficar apagado ou sem graça. Até porque quando nos sentimos bem somos mais criativos e ficamos mais abertos para novas opções.

Essas são algumas dicas para deixar o ambiente de trabalho mais criativo e melhorar a qualidade dos seus serviços e dos seus funcionários.