PantherMedia A2383423

Para ser um bom líder não basta apenas puxar todas as responsabilidades para si e tomar decisões. Para ser um bom líder é preciso muito mais do que isso.

Um bom líder precisa saber lidar com a pressão e não deixar sua equipe sobressaltada para que possa tomar a melhor decisão numa hora crítica. Isso faz a diferença. Maus líderes estressam suas equipes, limitando-a a somente obedecer ordens. E uma equipe para seguir em frente precisa de uma direção e um bom líder sempre mostra qual é, e está sempre um passo à frente para garantir que todos caminhem juntos e com o mesmo objetivo.

Conheça as atitudes que um bom líder precisa ter.

1-      Deixar a equipe segura

O líder deve passar segurança, mostrar que confia no trabalho da equipe, incentivar é fundamental para que você tenha um bom resultado.

2-      Tomar decisões

Os líderes não delegam decisões, delegam funções e tarefas. Ele sempre deve dar a palavra final. E isso não quer dizer que todos devam fazer o que ele manda, um bom líder antes de tomar decisões consulta sua equipe e só ai define algo.

3-      Deixar claro quais as expectativas

Para ser um bom líder é preciso antes de tudo saber se comunicar, todos devem saber o que fazer. Os líderes devem comunicar quais as expectativas e o quão grandioso é o projeto que a equipe está trabalhando.

4-      Faça a equipe pensar

Estimule novas ideias, atitudes e soluções. Essa liberdade torna a equipe mais proativa e segura de si.

5-      Seja responsável

Tanto pelo sucesso quanto pelo insucesso da equipe. Um bom líder sabe o que cobrar e como cobrar. Assuma os compromissos e se concentro nos resultados.

6-      Dê Feedback

A equipe precisa saber o que está dando certo ou não, por isso um bom líder sempre dá o feedback dos trabalhos realizados.

7-      Reconheça os talentos

Cada membro da equipe tem um talento, e cabe ao bom líder descobrir qual é o de cada um e otimizar isso, valorizando os integrantes da equipe.